MADE SÃO PAULO // LEONARDO DI CAPRIO

Desde 2006, atuando em criação de móveis e interiores, em seu estúdio em São Paulo, Leo Di Caprio realiza trabalhos e tem produtos representados no Brasil e no exterior.

“Quando criança, lembro que eu amava preencher as plantas de casas publicadas em revistas com desenhos. Também adorava construir abrigos, fortes, casas e lojas por diversão. O que me agradava mais era construir a casa, não necessariamente brincar com ela. Eu as construía e destruía muitas vezes”. 

Leonardo Di Caprio, pai italiano e mãe brasileira, nasceu em São Paulo. Graduou-se em direito em 1999, na Universidade de São Paulo (USP). Por quê ? Provavelmente porque foi atraído pelo edifício da Faculdade de Direito, antigo mosteiro franciscano do século XVIII. Durante sua formação, Leo estagiou em alguns escritórios de advocacia famosos, tornou-se professor assistente e pesquisador. Durante esses anos, caminhou por horas nos tribunais, imaginando transformá-los em casas. Em seguida, trabalhou em um escritório jurídico de mercado financeiro, antes de viajar para a Itália. Lá, ele fez cursos de arte e design de produtos e interiores em Milão. Então, frequentou um curso de história da arte na Universidade de Roma.

De volta ao Brasil, Leo voltou a advogar, mas era apenas uma questão de tempo. Em 2006, ele deixou o escritório de advocacia e decidiu se dedicar à sua nova carreira, sua paixão: desenhar móveis, mobiliar e decorar casas. Desde então, Leo Di Caprio vem apresentando projetos de desenho de mobiliário e interiores. Realizou projetos em diversos países: Brasil, Chile, Argentina, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Itália. Em 2011, Leo ganhou o prêmio Projeto Mais Inovador da Casa Cor São Paulo.

Desde 2014, Leo expõe criações de produtos e mobiliário nas Semanas de Design de Milão e São Paulo. Seus móveis são representados por marcas, lojas e galerias de design no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Noruega, Cingapura e Itália.

 

Leo nunca parou de estudar e questionar – e nunca parará. Principalmente autodidata, encorajado pelo entusiasmo e desejo de criar cada vez mais e melhor, de entender o mundo, a sociedade, suas relações e relações com o design e a casa. Em 2018, iniciou um mestrado em arqueologia clássica na Univsersidade de Roma La Sapienza, com pesquisa em arquitetura doméstica pré-romana.