ALVA DESIGN // MADE SÃO PAULO

ALVA design é uma marca de mobiliário e objetos criada pelos irmãos mineiros Susana Bastos e Marcelo Alvarenga. Ela artista plástica e estilista, ele arquiteto.

 

Susana é formada pela Escola de Belas Artes da UFMG.

Complementou sua formação no curso de moda da mesma instituição e na Central Saint Martins, em Londres.

 

De natureza multidisciplinar atua em vários campos de criação.

Na moda desenhou por 9 anos as coleções e desfiles da marca mineira Coven, especializada em Knitwear.

Nas artes visuais sua pesquisa tem como suportes principais a escultura e a pintura.

Participou de diversas exposições coletivas e individuais ; Desordem ( 2016,  Baró + Emma Thomas - São Paulo); Let it out : out let (2015, Celma Albuquerque - Belo Horizonte);  Eixo (2014, Emma Thomas - São Paulo); O Estado do Real (2013- Belo Horizonte); No Jogo da Imagem (2009, Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes - Belo Horizonte); Símbio (2008, Casa do Baile - Belo Horizonte ); Resposta 2008 (2008, Palácio das Artes- Belo Horizonte); Resposta (2000, Galeria de Arte da Cemig – Belo Horizonte); 26° Salão Nacional de Arte MAP (2000, Museu de Arte da Pampulha); Dados Montoados (2000, Sala Ana Horta, Centro Cultural da UFMG).

 

Marcelo é formado pela Escola de Arquitetura da UFMG e Pós-graduado em Design de Mobiliário pelo SENAC SP.

 

No início da sua atuação profissional trabalhou por 2 anos no escritório de Freusa Zechmeister em Belo Horizonte. Mais recentemente colaborou por 7 anos com escritório Isay Weinfeld, em São Paulo.

Vencedor do 4º Prêmio Jovens Arquitetos, Edição 1999 – Projeto Casa Bibi.

Vencedor do 10º Prêmio IABMG 2008 – Projeto Loja Coven.

Expôs na Bienal de Arquitetura de São Paulo em 1999 e  2009.

Em 2008 abriu o escritório Play Arquitetura em Belo Horizonte.

O mesmo foi listado entre os novos escritórios de destaque no Brasil e no mundo pelas revistas Monolito (11-2012), Wallpaper (Julho-2013), WishCasa (Dezembro-2013), GQ (Julho-2016).

 

A partir de 2012 começaram a trabalhar juntos tendo o design como ponto de encontro. O objetivo era ter uma plataforma comum de criação autoral, onde pudessem explorar as vivências de irmãos bem como as experiências individuais de cada um. A partir destes dois pontos de vista distintos um terceiro surgiria, novo, híbrido e vivo.

A primeira coleção, intitulada com o próprio nome da marca, ALVA , foi lançada na MADE em 2013 e logo virou linha da ETEL, fazendo com que a dupla entrasse para o especial grupo de designers autorais com características brasileiras representados por ela.

A partir daí a ALVA desenvolveu e lançou  diversas outras peças, tanto móveis como objetos, tendo como característica a tensão/fricção equilibrada entre razão e emoção, forma e função, rigidez e liberdade, características provenientes do encontro dos universos da arte e da arquitetura dos irmãos.

Isto também pode ser observado na junção da força cromática e expressividade dos materiais com o desenho limpo de influência modernista que caracteriza as peças lançadas pela marca.