MADE SÃO PAULO // ROBERTO ROMERO

Nascido na Argentina, e depois de sua larga trajetória no Libano, na França, na Suiça  e na Colômbia, o artista plástico argentino Roberto Romero se instalou no Rio de Janeiro. Hoje com suas esculturas feitas à mão reinterpreta a sua tradição gaúcha através de cabeças de cavalo com suas crinas ao vento e pequenas peças de xadrez coloridas.

O exotismo de suas viagens na América do Sul se reflete em suas esculturas de moscas, formigas e vaga-lumes decorados com grandes cristais, que dão forma a objetos de decoração originais e únicos.


Das viagems ao Oriente Médio e à Europa pode ser percebido na sofisticação dos desenhos dos lustres, com o luxo e refinamento dos vidros soprados e cristais austríacos que decoram as peças.

 

No nordeste do Brasil, confessa que as cores da paisagem, do artesanato e das manifestações populares pintam um momento diverso na sua criação. “O colorido me impressionou. Levei essa emoção para o ateliê e os tons vibrantes revitalizaram minha obra, tornando-a ainda mais impactante”.


Participou em várias exposições colectivas em Buenos Aires (Gallery Nights, Expo Trastiendas, Arteclásica, o Centro Cultural Recoleta, Galeria da Arte RG e Imaginário), em São Paulo (Paralela Móvel, Made, High Design e Casa Cor), Em Santa Catarina (Casa Cor), em Punta del Este (Grillo Gallery), em Casa Foa e Estilo Pilar - Buenos Aires , em Affordable Art Fair Mexico City, e em Milão (Salone del Mobile 2017).


Também realisou amostras individuais em Cartagena de Indias (Sofitel Santa Clara), em Bogotá (Sofitel Victoria Regia), em Buenos Aires, com sua exposicão patrocinada pelo Ministério da Cultura da Nación, A Lei da Selva (Manzana de las Luces), em Rio de Janeiro (Sofitel M Gallery – Santa Teresa), e no Hotel Pullman São Conrado.