MADE SÃO PAULO // MEL KAWAHARA

“Dobrar, vincar e plissar são operações de descoberta sobre os limites do material”, explica a arquiteta Mel Kawahara, que desenvolveu uma série de luminárias baseada na pesquisa do manuseio e das propriedades do papel. Lançada em 2017, a marca explora linhas simples, a delicadeza das formas e a qualidade da produção com as mãos.

 

A superfície plana ganha volume e tridimensionalidade por meio da dobra. A folha branca, por sua vez, vira desenho e geometria através da luz e sombra. Da junção da formação em arquitetura com suas origens orientais surgem os quatro modelos da coleção de estreia de designer: as luminárias Tomiko, Kiyoshi, Teruyo e Tiyoko, que homenageiam seus antepassados.

 

A designer também deu atenção especial à escolha das matérias primas. Trocando o papel pelo filme de polipropileno, ela garantiu a resistência ao calor e maior praticidade na manutenção das peças. As bases em madeira ou aço são produzidas em pequena escala, com acabamento individual. Por fim, as lâmpadas de LED de 2700-3000K são recomendadas para proporcionar uma luminosidade adequada.
 

Formada em arquitetura pela FAU-USP (2013),  Mel Kawahara, 30, trabalha como arquiteta, designer e cenógrafa. Depois de uma temporada de estudos em Berlim, passou por escritórios de arquitetura como Andrade Morettin e AMZ arquitetos.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon