Eu sou um título. Clique duas vezes para editar.

Além de apresentar o trabalho de talentos nacionais e internacionais, a MADE promove uma programação com Design Talks, Exposições  Sessões de Filmes, bem como Lançamento de Livros.

DESIGN TALKS (auditório)

28 DE JUNHO

16:00 – Philip Johnson: Machine Art Revisited, por Hilary Lewis, Diretora Curadora da The Glass House – Connecticut, USA.

17:00 – Design and its Contrary, por Robert Stadler, Designer do Ano MADE 2018 – Paris, França.

29 DE JUNHO

 

16:00 - To See a World in a Grain of Sand, por Dries van Wagenberg, Designer do Atelier NL, Amsterdã, Holanda.

17:00 – Projeto Pacha, por Mario Alonso Ricci Garay, Arquiteto e Idealizador da exposição homônima – Lima, Peru.

18:00 – Creativity and Thinking Outside the Box, por Sergei Strelsov, Pensador e Designer Industrial – Moscow, Russia.

 

30 DE JUNHO

 

16:00 – Eu Falo Colher, por Sergio Cabral, idealizador e curador da exposição homônima – São Paulo, Brasil. 

17:00 – Creative Destroyer, por Roan Florez, Escultora e Designer Conceitual – California, USA.

18:00 – Can the architect be a product designer?, por Vera Odyn, Co-fundadora e Sócia do Studio FORM – Moscow, Russia.

 

(*)  Os talks serão proferidos na língua inglesa e não haverá tradução simultânea.

(**) Lugares sujeitos à lotação da sala. 

EXPOSIÇÖES

Studio Reconstitution – Robert Stadler (França)

Essa exposição tenta trazer o universo criativo do designer dessa edição, combinando imagens de produtos e protótipos originais. 

 

Philip Johnson: Machine Art Revisited (Estados Unidos)

Exposição tema desse ano. Será criado um espaço com reproduções de fotos da exposição original de 1934 em grande formato, e uma das instalações será recriada dentro da feira, sob o olhar da Curadora Chefe e Diretora Criativa da Fundação Glass House, Hilary Lewis.

Pacha (Peru)
Designers da UPC - Universidade Peruana de Ciências Aplicadas, comandada pelo arquiteto Mario Alonso Ricci Garay, ao lado do chef de cozinha Diego Oka, criaram serviços de mesa em cristal e mármore para enaltecer a cozinha peruana contemporânea.

Growroom (Dinamarca)
O projeto Growroom, comandado pelos arquitetos dinamarqueses Sine Lindholm e Madis Ulrich Husum, é parte da iniciativa SPACE 10 e explora as possibilidades de uma horta urbana de maneira  local e sustentável através da fabricação digital.

 

Eu Falo Colher (Brasil)
O designer industrial Sérgio Cabral apresenta a exposição “Eu Falo Colher”, que tem como ponto de partida memórias da infância onde a imagem do uso da colher era recorrente pela sua mãe, tanto para cozinhar quanto para reeprender e educar. Diante disso, ele convidou os designers Carol Gay, Cristiana Bertolucci, Murilo Weitz, Noemi Saga, Natasha Schlobach, Paulo Alves, Ricardo Cardim, Super Limão Studio, e sua mãe Flávia Rocco, para participarem da exposição. Os profissionais doaram pedaços de madeira – matéria-prima com os quais estão acostumados a trabalhar – para ele desenvolver peças únicas e exclusivas. 

 

Design MADE by plastic (Brasil)
Dos avanços da medicina passando pela mobilidade. Da ousadia das passarelas e as possibilidades de criação no design de mobiliario. O uso consciente do plástico na sociedade atual será o tema abordado na exposição promovida pela Braskem, patrocinadora do evento, com cenografia pensada especialmente como uma vitrine de percepções e experiências com o material. Esta exposição foi proposta para ativação da marca Braskem, um dos patrocinadores do evento.

Operários (Brasil)
Com a escolha do Machine Art como tema da feira, o artista plástico Marcelo Tolentino propõe  um painel para o espaço da Mitsubishi com o objetivo dee mostrar uma outra parte fundamental do processo industrial: as pessoas por trás das máquinas. Numa releitura da clássica pintura “Operários” de Tarsila do Amaral, a ideia é retratar, utilizando o barro como matéria-prima, parte do quadro de funcionários da própria Mitsubishi, patrocinador do evento. 

Sandproject for Atelier NL (Holanda)

Essa exposição com a curadoria de Jorn Konijn será mostrada pela primeira vez fora da Europa. Serao apresentados objetos de vidro feitos com areia recolhidade de diversas partes do mundo, conforntando a industri que geralmente só utiliza a mais pura e branca sílica. Atraves de uma forte pesquisa feita para o projeto, o Atelier NL aborda o universo do design e meio-ambiente de forma lúdica e única.

 

Engrenagens (Brasil)

Este painel, criado artesanalmente pela designer Carla Pagliuca,  mostra a relação entre a indústria e o artista/artesão. As peças feitas em crochê no formato de engrenagens, mostram que além de fornecer matéria prima para a criação, a indústria também pode ser fonte de inspiração.  

Apoio: Círculo S/A.

SESSAO DE FILMES (auditório)

27 DE JUNHO E 1 DE JULHO, às 15:00 –16:00 – 17:00

Filmes sobre design e arquitetura, oferecidos pelo STUDIO MK27; AESOP e CANAL ARTE 1

 

CERIMÔNIA DE ENTREGA DO PREMIO BRADESCO PRIVATE BANK / MADE DE DESIGN (auditório)

30 DE JUNHO – 19:00