MADE SÃO PAULO // RODRIGO CALIXTO

Sobre Rodrigo, Fernando Mendes de Almeida, designer e também marceneiro, diz: "Embora se considere essencialmente um designer de formação acadêmica - Bacharel em Desenho Industrial pela PUC/RJ - as peças que atravessam as portas altas e estreitas da sua marcenaria têm mais a dizer que simplesmente peças de design".

 

Em 2002,  funda a oficinaethos  e,  inicia o seu período de imersão intensa no universo da marcenaria. No decorrer dos primeiros nove anos do atelier, opta por aprimorar o seu rigor técnico e tem como foco a participação em concursos de design nacional e internacional. Neste tempo, recebe destacadas premiações e avança com o seu trabalho aumentando o seu acervo de produtos produzidos. Passado este período, chamado pelo artífice de "período de imersão", começa a ter o seu trabalho solicitado por colecionadores e arquitetos.

 

Autodidata da marcenaria, Rodrigo também possui um trabalho paralelo no campo das artes plásticas. Já em 2012, assume de vez o seu compromisso de estudar e produzir peças de artes, sem, entretanto, abandonar o atelier de marcenaria. Nos quatro anos seguintes, produz um acervo de peças que transitam entre esculturas, gravuras, pinturas e objetos tridimensionais que aos poucos despertam o interesse de importantes colecionadores de arte brasileiros e estrangeiros.