MADE SÃO PAULO // ZANINI DE ZANINE PARA HERNAÇA CULTURAL

Sobre Herança Cultural Design Art Gallery

O galerista Pablo Casas, comanda hoje uma das marcas mais importantes do design no Brasil: a Herança Cultural Design Art Gallery. Um charmoso galpão de 300m² localizado no bairro do Alto da Lapa em São Paulo, onde o teto antigo com estrutura de madeira aparente impera e abriga muito da história do design brasileiro.

 

A seleção de peças raras originais de época é definitivamente um dos pontos mais fortes da marca, esses móveis são minuciosamente selecionados pelo galerista que garante a autenticidade de cada uma delas. Outro ponto de destaque são as peças de séries limitadas do design contemporâneo brasileiro, que nascem de parcerias exclusivas com os designers e que inevitavelmente se tornam relíquias colecionáveis. 

 

Na Herança Cultural Design Art Gallery, o vintage conversa com o contemporâneo de forma leve e harmoniosa. Mobiliários e objetos são expostos em ambientações que mesclam peças de mestres do modernismo brasileiro dos anos 50 e 60 com nomes do design contemporâneo como Arthur Casas, Zanini de Zanine, Ronald Sasson, Rodrigo Ohtake, Flávio Franco, Gustavo Bittencourt, Inês Schertel, Marcelo Magalhães e Domingos Tótora em composições que interagem entre si com personalidade revelando também obras impactantes do artista plástico brasileiro Jaime Prades.

 

 

Sobre Zanini de Zanine

Zanini de Zanine nasceu em 1978 no Rio de Janeiro e cresceu observando o trabalho do pai, o arquiteto e designer José Zanine Caldas. Produziu seu primeiro móvel durante estágio com Sergio Rodrigues. Graduado em Desenho Industrial pela PUC-RJ, começou a produzir móveis de madeira maciça em séries limitadas ou peças exclusivas, baseando-se no uso pioneiro da madeira, legado de seu pai. Em 2005, começou a criar uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente, usando além de madeira com origem controlada, materiais diversos como plástico, metacrilato, vidro, metais, cerâmicas e partes de outros produtos industrializados. Em 2011, criou o Studio Zanini.

 

Com 15 anos de carreira, Zanine conquistou diversas premiações. Entre os reconhecimentos internacionais, destaque para o Design Excellence Award New Generation, em que foi o único brasileiro homenageado em mais de 25 anos de premiação no Philadelphia Museum of Art, e o IF Design Award, que foi vencedor por duas vezes – 2018 e 2012. Além disso, foi nomeado designer do ano pela Maison&Objet Americas em 2015 e recebeu os mais importantes prêmios do design nacional, como o IDEA Brasil e Museu da Casa Brasileira. O designer possui itens de suas criações nos acervos permanentes do Museu Histórico do Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), no Museu do Design e da Moda de Lisboa (MUDE) e no Philadelphia Museum of Art.