MADE MILÃO // 2015
Em razão do sucesso das edições anteriores e do interesse em promover e contribuir para o fomento do design brasileiro no mundo, em 2015, levamos pela primeira vez a MADE para Milão no período em que é realizado o tradicional “Salone Internazionali del Mobile”.
Durante essa semana, mais de 15.000 pessoas visitaram a exposição no Palazzo Litta e a MADE foi reconhecido pela imprensa e pelo público visitante como uma das melhores exposições do Circuito 5Vie, parte da programação Fuorisalone.
Reunimos talentos brasileiros rigorosamente selecionados pelos curadores da exposição Waldick Jatobá e Bruno Simões, designer e arquiteto. Entre eles, figuram nomes consagrados como Fernando e Humberto Campana, Claudia Moreira Salles, Domingos Totóra, Fernando Prado, Hugo França e Marcio Kogan, bem como cerca de 30 novos talentos como Rodrigo Almeida e Zanini de Zanine. Na ocasião os designers apresentaram peças únicas ou de edição limitada, autorais e inéditas ao público visitante.
Ao ineditismo e conteúdo relevante da mostra, se adicionou a apresentação em primeira mão de uma importante coleção de dez bancos indígenas que datam do inicio do século passado e que teve um recorte curatorial de Claudia Moreira Salles. Formando um belo paralelo e contraponto ao cenário comercial atual, esses bancos causam espanto pela riqueza de detalhes, formas, sensibilidade ao mesmo tempo em que mostram como a arte indígena continua forte e relevante à nossa cultura nos dias de hoje.
Houve ainda uma instalação assinada pela dupla de designers mais emblemática da atualidade, Fernando e Humberto Campana, bem como um pavilhão de arquitetura temporária assinado pelo arquiteto Marcio Kogan.